Sítios arqueológicos com pinturas rupestres identificados no município de Belém/PB

Pintura rupestre localizada no Sítio Grotão, município de Belém. Foto: Júnior Miranda. Ano 2007.

O município de Belém, no Agreste paraibano, possui quatro sítios arqueológicos identificados até o momento, com pinturas rupestres em abrigos rochosos.

Esses locais são importantes para compreender a evolução histórica da espécie humana. Por isso, é fundamental a preservação dos sítios arqueológicos existentes no nosso município.

O que são Sítios Arqueológicos?

São locais onde se encontram vestígios de atividades humanas, tais como pinturas rupestres, ruínas, artefatos, entre outros, com grande importância para a arqueologia e a história, pois permitem o estudo de antigas sociedades em seus diversos aspectos.

Sítios Arqueológicos em Belém.

As inscrições rupestres (pinturas) identificadas no município de Belém (Paraíba) estão localizadas nas comunidades rurais do Grotão, Camucá, Gameleira/Forquilha e Saboeiro. A maioria está protegida, parcialmente, das intempéries em abrigos rochosos ou em abas salientes nas rochas, além de mostrarem representações geométricas e mãos carimbadas, conforme destacou o Boletim Informativo da Sociedade Paraibana de Arqueologia (SPA), na edição nº 9, de 2007:

Sobre a classificação das tradições rupestres referentes às inscrições encontradas em Belém, podem ser classificadas como Tradição Agreste, por apresentarem figuras geométricas, mãos carimbadas, algumas figuras humanas e grafismos chamados puros, ou seja, com traços que não nos permitem identifica-los claramente sobre do que se trata. As pinturas rupestres da Tradição Agreste são datadas entre 9 mil a 3 mil anos atrás.

Abaixo, algumas informações e imagens sobre os sítios arqueológicos com pinturas rupestres localizados no município de Belém, até o presente momento. Os dados ainda são limitados, necessitando de estudos mais detalhados. Aqui deixo minha contribuição e sugestão para os estudantes belenenses do curso de História aprofundarem a temática com futuros TCCs.

Sítio Arqueológico “Pedra do Sapo”

  • Localização: Sítio Camucá.
  • Tipo: Pinturas Rupestres.
  • Características: mãos carimbadas e representações geométricas.




Sítio Arqueológico “Pedra do Letreiro”

  • Localização: Sítios Gameleira/Forquilha.
  • Tipo: Pinturas Rupestres.
  • Características: mãos carimbadas e representações geométricas.





Sítio Arqueológico "Pedra da Onça ou da Furna".

  • Localização: Sítio Saboeiro.
  • Tipo: Pinturas Rupestres.
  • Características: mãos carimbadas.




Sítio Arqueológico do Grotão.

  • Localização: Sítio Grotão.
  • Tipo: Pinturas Rupestres.
  • Características: mãos carimbadas e representações geométricas.




Mais informações sobre pinturas rupestres em Belém na matéria (clique no título): As inscrições rupestres descobertas em Gengibre (Belém) por um engenheiro do império no século 19.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Breve histórico sobre a Praça 6 de Setembro de Belém/PB

As quatro primeiras ruas de Belém (PB) nos registros oficiais de nascimentos da década de 1920