Breve histórico sobre a Praça 6 de Setembro de Belém/PB

Praça 6 de Setembro, em Belém, no ano de 1968. Foto: Autor não identificado.

A Praça 6 de Setembro é um dos principais símbolos urbanos da cidade de Belém, no Agreste/Brejo paraibano. Construída no ano de 1968, pela gestão do ex-prefeito Rodolfo Gomes Pedrosa, o qual governou o município entre os anos de 1964 a 1969, a praça recebeu essa nomenclatura em referência à data de emancipação político-administrativa de Belém, ocorrida em 6 de Setembro de 1957.

Inicialmente denominada de Praça da Independência, também em alusão à emancipação de Belém, que já pertenceu ao município de Caiçara, este local de encontro da comunidade belenense tornou-se um dos marcos da expansão urbana da cidade, evidenciada a partir da década de 1960 com a abertura de novas ruas e a construção de galerias pluviais.

Vista parcial da cidade de Belém, em 1968.  Na imagem, ao centro, é possível visualizar a Praça 6 de Setembro já construída. A Igreja Sagrada Família ainda não existia. Foto: Arquivo da Câmara Municipal de Belém.

O projeto arquitetônico original da Praça 6 de Setembro foi alterado a partir do início da década de 1980, período que também ocorreu a mudança do nome da praça, sendo retirados os bancos de granito, as luminárias de época, o piso de mosaico e a piscina no centro da praça, onde seria colocada uma fonte.

Pouco tempo depois, foi acrescentado um suporte de alvenaria para a instalação de um aparelho de TV, a fim de a população assistir novelas e telejornais, em uma época na qual a grande maioria dos moradores não tinha condição financeira para adquirir uma televisão. Esse suporte também foi retirado na década de 1990.

Jovem com instrumento musical na Praça 6 de Setembro, década de 1970. Ao fundo, a antiga piscina no centro da praça. Foto: Arquivo de Lula Fotógrafo.

De acordo com a Sra. Ana Maria Pedrosa, filha do ex-prefeito Rodolfo Pedrosa, o projeto arquitetônico original da praça teve como inspiração o modelo da praça central da cidade de Areia:

“Papai construiu a Praça 6 de Setembro. Ele percorreu todo o Brejo Paraibano para procurar um modelo de uma praça bonita. Porque na época a arquitetura era muito difícil, e não tínhamos arquiteto por perto. E ele se inspirou numa que tem em Areia. A praça de Belém lembra muito a praça central de Areia. Só não tinha o coreto, mas ele fez uma piscina no meio da praça e depois ela foi aterrada", destacou a filha do ex-prefeito em entrevista ao editor deste blog.

Duas décadas após a construção da Praça 6 de Setembro, era inaugurada em Belém, no dia 11 de março de 1989, a Igreja Sagrada Família. Com a construção da nova igreja matriz, o prolongamento da atual Rua Severino Ismael, que dividia a praça e o templo católico, foi fechado para dar lugar ao calçadão, unindo os dois espaços até os dias atuais.

Vista parcial da cidade de Belém. Ao centro, a Praça 6 de Setembro e a Igreja Sagrada Família (2017). Foto: DR Filmes.

No dia 11 de novembro de 2023, a gestão municipal inaugurou uma nova reforma da Praça Seis de Setembro, a qual pode ser vista na foto a seguir:

Inauguração da reforma da Praça 6 de Setembro (2023). Foto: Prefeitura Municipal de Belém.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Belém/PB, a última parada do cantor Carlos Alexandre antes do acidente em 1989

Quem foi Felinto Elísio, que dá nome à escola mais antiga de Belém/PB?

Construção do Açude Tribofe e da Lavanderia Pública de Belém/PB