O povoado de Gengibre (Belém) no mapa do Brasil do século 19


Acima, fragmento do mapa do Brasil publicado em 1892, no início do governo republicano, com destaque para a então Província da Parahyba. No mapa, organizado em 1883, ainda durante o Império, já aparece referenciado o povoado de Gengibre (próximo ao nome de Mamanguape), que viria a se tornar o município de Belém.

De acordo com a legenda do mapa (abaixo), trata-se de uma “Carta da República dos Estados Unidos do Brazil”, com designação das ferrovias, rios navegáveis, colônias, engenhos centrais, linhas de telégrafo e de navegação a vapor. Foi organizada por ordem do Ministro da Indústria, Viação e de Obras Públicas Innocencio Serzedello Corrêa. Lauriano José Martins Penha foi o chefe dos trabalhos gráficos.

O exemplar original do mapa encontra-se na Biblioteca do Congresso dos EUA.

Observação: apesar de a escrita dos séculos ser comumente em algarismo romano, foi adotado no texto a forma em algarismo arábico devido à diversidade do público leitor, como vem sendo utilizada pelos veículos de comunicação. Vale ressaltar que a norma ortográfica não impõe a obrigatoriedade da designação de séculos em algarismos romanos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Belém/PB, a última parada do cantor Carlos Alexandre antes do acidente em 1989

Quem foi Felinto Elísio, que dá nome à escola mais antiga de Belém/PB?

Construção do Açude Tribofe e da Lavanderia Pública de Belém/PB